domingo, 4 de outubro de 2009

TAREFA 32: IMPISA

Descreva no blog da base porque Baden-Powell tinha o apelido de IMPISA.



O POR QUÊ DE IMPISA!!!

Em 1893 B-P foi escolhido para uma missão especial contra os Ashanti.
O rei nativo estava a perturbar a ordem e foi enviada uma expedição para a restabelecer. Isto obrigou-o a uma marcha de cerca de 150 milhas através de densos bosques e florestas e a atravessar numerosos rios. Nesta expedição o trabalho de B.P. era a exploração e o pioneirismo; assim aprendeu a maneira prática e útil de construir pontes. Foi quando estava no Oeste Africano que ouviu o ditado: "devagar devagarinho se apanha o macaquinho" que veio a ser o seu ditado preferido.

Pôs um chapéu de "cow-boy" pela primeira vez na operação dos Ashanti e os nativos chamaram-lhe, por isso, "Kantankye" ou "chapéu grande". Terminada a expedição foi promovido a Coronel e pouco depois punha-se a caminho do que ele dizia ser " a melhor aventura da vida ..." a guerra dos Matabeles.

A terra dos Matabeles é agora conhecida por Zimbabwe (antiga Rodésia). Estava então ainda pouco explorada, por aí haver poucos colonos brancos. Os nativos tinham-se sublevado e massacrado alguns colonos brancos e fugiram depois para as montanhas. Ali havia lugares difíceis de atingir, pois as suas grandes rochas ofereciam muitos e bons perigos. B.P. foi encarregado da exploração. A sua tarefa não era nada fácil pois tinha de descobrir o paradeiro do inimigo e o que era mais difícil, como atingir as suas fortalezas. Perdeu muitas noites nas expedições de exploração, mas era tão bem sucedido, que quase sempre guiava os soldados ao lugar ideal para o ataque. Desenhou mapas absolutamente correctos e de grande valor. 

Foi durante esta campanha que ele se tornou conhecido como um grande exploraddor. Os Matabeles chamaram-lhe "Impisa" que quer dizer "o lobo que não dorme". Sabia que gritavam com ódio o seu nome e o ameaçavam com toda a espécie de torturas, se lhes viesse a cair nas mãos.


 

Um comentário:

  1. Sempre que os Matabeles iam atacar, graças ao seu sistema de sentinelas...BP sempre esperava os inimigos com seu sabre em punho, assim...Impiisa, o lobo que nunca dorme, pois estava sempre esperando o inimigo! Ch Marcelo Malheiros

    ResponderExcluir